terça-feira, 30 de março de 2010

Sindicato de professores queima livros. Está chovendo pra cima?

Numa greve que tem contornos políticos os profressores do estado de São Paulo queimaram livros num dos piquetes. É uma cena chocante já a última vez que se tenha notícia desse tipo de fato foi durante o governo de Hitler na Alemanha nazista. Hitler mandava que se queimasse os livros que possuíam idéias que iam de encontro ao seu regime autocrata. Ao que consta o sindicato paulista é controlado pelo PT (sempre ele...), será que os comandados de Lula não aceitam outro tipo de opinião? Parafraseando Heine (1797-1856), poeta alemão de origem judaica, que anteviu o aconteceria na Alemanha dizendo: "ONDE SE QUEIMAM LIVROS AINDA SE QUEIMARÃO PESSOAS!"

segunda-feira, 29 de março de 2010

Isaac Asimov, 90 anos

Se estivesse vivo Issac Asimov estaria completando 90 anos. O papa da ficção científica que mais soube escrever a relação homem-robô.

Existe algo de podre no Reino da Dinamarca?

Por que Lula tenta a todo custo fazer Dilma presidente? Nunca na história desse país um político se preocupou tanto com a sucessão. Em 1994 Itamar fez campanha pra FHC mas não foi desse jeito. Em 2002 FHC fez campanha pra Serra mas não foi desse jeito. Ele parece querer "enfiar goela abaixo" sua candidata. Mas por que toda essa preocupação? Será que ele tem medo de alguma coisa? Será que ele quer esconder algo? Será que existe algo de podre no Reino da Dinamarca?

segunda-feira, 22 de março de 2010

Glauber, Caetano e Nelson Motta



Um gênio entrevistando outros dois gênios para o programa Abertura, no final do anos 1970 na extinta TV Tupi.

sexta-feira, 19 de março de 2010

O Sonho do Bompreço - Baixa Gastronomia Parte IV

As pessoas geralmente não gostam dos produtos da confeitaria do Bompreço. Dizem que os doces e tortas "tem gosto de papel" (não sei o que isso significa mas tudo bem...) e os salgados são muito tostados. Eu concordo. Mas existe uma exceção: O sonho. Na verdade os sonhos, porque eles são em 3 sabores: o tradicional de goiabada, o de doce-de-leite cremoso e o fantástico de creme. São polvilhados com açúcar granulado e a massa é muito macia. E tem mais um detalhe importantíssimo, o preço: R$ 0,78. Isso mesmo! Baratinho, baratinho... Eles fazem cerca de 4 fornadas por dia e mesmo assim não é suficiente para atender a demanda, por isso não é incomum chegar lá e encontrar a estufa vazia, e a atendente explica: - Acabou, agora só amanhã...

Hiper Bompreço
Avenida Rosa Cruz 80, Candeias
Telefone: (77) 3421.1055
Horário: 08h/00h (Seg a Sáb), 08h/17h (Dom). A confeitaria fecha sempre às 21h de seg a sab e às 17h no dom.


quarta-feira, 17 de março de 2010

Seu Jorge e a violência urbana


Seu Jorge, o cantor nascido e criado em Belford Roxo, cidade da Baixada Fluminense que já teve fama de mais violenta do mundo, foi assaltado dias atrás ao lado de casa, no... Pacaembu, em São Paulo, onde vive agora. O cantor, de 40 anos, chateado, diz que vai trocar São Paulo por Los Angeles. Os bandidos não o reconheceram e ainda perguntaram o que ele fazia. Seu Jorge disse que era o flanelinha da rua.

sábado, 13 de março de 2010

Essa é pra tocar no rádio

O cantor e compositor Victor Chaves, da dupla Victor e Leo, foi o maior arrecadador de direitos autorais em 2009, de acordo com a lista divulgada pelo ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Destaque para Vinícius de Moraes que aparece na lista mesmio tendo nos deixado há 30 anos. Confira a lista completa:

1º - Victor Chaves
2º - Roberto Carlos
3º - Caetano Veloso
4º - Rick
5º - Erasmo Carlos
6º - Nando Reis
7º - Djavan
8º - Dorgival Dantas
9º - Herbert Vianna
10º - Jorge Ben Jor
11º - Carlinhos Brown
12º - Manno Góes
13º - Sorocaba
14º - Gilberto Gil
15º - Pinochio
16º - Durval Lellys
17º - Bruno
18º - Lulu Santos
19º - Vinícius de Moraes
20º - Chico Buarque

O ECAD também divulgou o ranking das músicas mais tocadas em 2009:

Praieiro - Manno Góes
Pode chorar - Dorgival Dantas
100% você - Alexandre Peixe/Beto Garrido
Beber, cair e levantar - Thiago Basso/Bruno Caliman/Marcelo Marrone
Quebra aê - Durval Lelys
A fila andou - Alexandre Peixe/Beto Garrido
País tropical - Jorge Ben Jor
Cadê Dalila - Carlinhos Brown/Alaim Tavares
Borboletas - Victor Chaves
10ª Chupa que é de uva - Elvis Pires/Rodrigo Mell

O Banco do Brasil e o racismo, será que só eu que enxergo essas coisas? Parte II



Consegui o vídeo da campanha do Banco do Brasil que citei num post abaixo, nem precisa prestar muita atenção, a coisa é latente.

Laércio, os elefantes, os camelos, Paulo "Gatinha", o burro, Roberto Carlos e as baleias


Tenho dois amigos que são veterinários, Laércio e Paulo César "Gatinha". Semana passada aconteceu com eles uma das histórias mais surreais que eu já ouvi. Vou contar o fato usando exatamente o diálogo que os protagonistas e coadjuvantes tiveram. Chega uma pobre senhora na loja de Laércio e fala: - Doutor!! Meu burro levou um tiro e o senhor precisa salvá-lo!!, daí Laércio responde: - Não posso, estou indo agora liberar os elefantes e os camelos, mas meu colega Paulo "Gatinha" vai ajudar a senhora. Onde está o burro? A velhinha responde: - Na Baixada do Jurema... Laércio liga pra "Gatinha" informa o fato e dá o endereço. Quando "Gatinha" chega ao local para extrair a bala o burro havia acabado de morrer. A mulher chorando pergunta ao veterinário: - E agora?! Quem vai pagar meu prejuízo?? Paulo "Gatinha" imediatamente se esquiva: - Aí já não é comigo... Aí já é com Roberto Carlos e as baleias...

terça-feira, 2 de março de 2010

Silas Malafaia, nada supera o talento

Vocês já assistiram esse tele-pastor? Atenção, o cara é muito bom. Bom não, o cara é fora de série! Quando estou zapeando na tv e ele está no ar é parada certa! Diferente de seus concorrentes na TV ele consegue ser convincente e ao mesmo tempo engraçado. Ele pula, deita e rola, parece o Mario do game Super Mario.

Da série Curto e Grosso - Roberto Requião


Como esse ano tem eleição vou iniciar aqui uma série de post's com políticos de pavio curto, estourados, sem papas na língua, estilo coronel nordestino. Pra começar, o governador do Paraná, Roberto Requião. Hoje vi a reprise da entrevista dele ao jornalista Carlos Chagas na TV Paraná Educativa. Requião, espertamente, transmite o sinal da tv estatal paranaense via satélite, atingindo todo Brasil através das antenas parabólicas. Com isso ele consegue ser conhecido fora dos limites do seu estado, já que os programas da Paraná Educativa são em sua maioria inaugurações ou conferências onde está presente o governador. Por ter um estilo "metralhadora giratória" é chamado pelos adversários de "O Velhinho Maluquinho", numa óbvia sátira ao personagem de Ziraldo.

segunda-feira, 1 de março de 2010

O Banco do Brasil e o racismo, será que só eu que enxergo essas coisas?

O Banco do Brasil lançou nessa semana uma campanha publicitária na televisão. A peça mostra um garoto dizendo seus planos para o futuro diante de sua família: -Ser dono de um banco. Ele explica como vai ficar rico e que vai chamar todo mundo pra dividir suas riquezas. Eis que na janela da casa aparece uma adolescente e pergunta: - Você vai me chamar também...?! Advinha a cor da adolescente...?

Fuerza Chile


Quando eu era mochileiro (no fundo ainda sou um bagpacker...) um dos lugares que eu mais gostava era o Chile. Não só pela emoção das Cordilheiras, pelo fantástico Deserto de Atacama ou pelo fato de você atravessar o país de ponta a ponta com o Oceano Pacífico ao lado da estrada. Eu ficava impressionado mesmo era com o grau de cultura do povo chileno. Do policial de trânsito à garçonte do Hooter's, da recepcionista do hostel ao motorista do ônibus, todos muito interados sobre as coisas do mundo. Certamente é o povo mais culto das Américas, superando inclusive os argentinos, que em termos de consciência de classe e política são imbatíveis. Agora acontece isso com o Chile... Me chamava a atenção lá justamente a quantidade de grande obras que era realizadas em todo o país. Que o Chile se reerga com a força e cultura de seu povo. Fuerza Chile.