quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Zero por cento de umidade relativa do ar


Quando eu era mochileiro fui parar certa vez no norte do Chile. Mais precisamente em San Pedro de Atacama, uma vila que fica no Deserto de Atacama, simplesmente o lugar mais seco do mundo. No primeiro dia programei pra conhecer as Salares, que é uma salina com paisagens fora-de-série. Mas ao invés de ir de carro como todo mundo faz eu "inventei" de ir de bicicleta... Aluguei uma por dez dólares e com o mapa na mochila segui em frente, passei num kiosko que é uma espécie armazém deles para comprar água. Peguei uma garrafa 500 ml quando fui pagar o funcionário do armazém perguntou: - Donde vá?, eu com aquela segurança de um irresponsável respondi: - Salares! O chileno na maior tranquilidade disse: - Mejor llevar una botella de tres litros. Comecei a perceber que aquele negócio não ia dar certo... De Vila de San Pedro até as Salares são 55 km e eu decidi fazer uma caminho "alternativo" para economizar 8 km. Lá pelo quilometro trinta depois de não ter passado por uma alma viva encontro uma espécie de beduíno que catava sal no deserto para vender. Estranho é que não havia sal naquele período do ano naquela área, por uma questão de temporada o sal estava no outro lado, ao sul, e aquele cara caminhando no deserto, seria uma miragem...? Quando o cumprimentei ele foi dizendo: - No puede pasar! eu me assustei e retruquei: - Como no?? Ele assim responde: - Hay ejercicios de la fuerza aerea yendo aqui, necesita volver! Eu falei em bom português: Xiiiiiiiiiii! Olha onde eu ia amarrar meu jegue... O beduíno deve ter entendido já que riu do que eu falei. Dei meia volta e fui para a vila, cheguei no final da tarde. Devolvi a bicicleta e fui logo em seguida pro bar tomar uma cerveja pra matar a sede e comemorar ter encontrado aquela figura no meio do nada. * Na foto acima estou do campo de futebol da Vila de San Pedro de Atacama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário