quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Telemarketing, sua vida por um fio


Você já deve ter ligado pra um telemarketing. Certamente pra fazer queixa de alguma coisa. Os campeões de queixa são as empresas de telefonia que sempre estão lesando os clientes de alguma forma. Então ligamos para o callcenter virados nos seicentos milhões de diabos! Mas é preciso ter muito cuidado na hora de falar com os atendentes, principalmente com o que vai ser dito, e o mais importante: a forma como vai ser dita. Um amigo meu, Ananias, que trabalhava na Conseil, sempre dizia: "tudo é uma questão de comunicação". Os atendentes de callcenters são super bem treinados e conhecem todos os processos, eles vão fazer de tudo pra "puxar" pro lado da empresa. Mas se você tiver razão não tem jeito, você ganha a questão. Mas tem um detalhe chave, os atendentes podem encurtar o problema e resolver tudo logo de uma vez... É. Basta seguir a orientação de Ananias: "fale com jeito". Se você for simpático ele certamente vai facilitar as coisas e você vai ganhar tempo. Isso não deveria acontecer, temos nossos direitos de cidadãos e consumidores, mas como não estamos na Dinamarca nem na Finlândia... Paciência... Mas se o atendente dificultar use a palavra mágica: PROCON. Ou então: ANATEL. Elas tem a força de um He-Man dizendo: "Pelos poderes de Grayskull". Os atendentes tem uma orientação para que caso uma dessas palavras seja ouvida os clientes devem ter suas solicitações atendidadas a qualquer custo. Portanto já sabe, com essas palavras você vai abrir até as Portas da Esperança...

2 comentários:

  1. Bem pensado Berola... mas falar isso pra eles só se o cara tiver paciencia d esperar akelas gravações enjoadíssimas.

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  2. O pior é que tem que ter paciência mesmo... A gente não liga pra bater papo, a gente porque tá precisando resolver alguma coisa. F... pra c...!

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